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CONHEÇA AS FUNÇÕES DO GERENTE DE LOJA DE VAREJO.

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Ao contrário do que se costuma imaginar, um gerente de loja de varejo tem muitas responsabilidades. Estão sob seus cuidados uma série de processos, além das pessoas, que podem ser vitais para o bom andamento do negócio.

Veja, a seguir, algumas das principais atividades que o gerente desempenha no dia a dia de uma loja:

O que faz um gerente de loja de varejo?

Abertura da loja

Geralmente é função do gestor abrir a loja logo pela manhã. Isso significa que ele chega um pouco antes para coordenar a organização da área de vendas, checar estoque e outros espaços que precisam estar em perfeito funcionamento quando o primeiro cliente entrar. Ele também reúne a equipe para explanar as metas e atividades do dia.

Zelar pela organização

É função do gerente cobrar manutenção da organização de todos os ambientes, bem como dos sistemas e produtos.

Atendimento

Um bom gerente está sempre se colocando no lugar do cliente. Por isso, se mantém bem próximo da área de vendas, para checar se o padrão de relacionamento da empresa está sendo mantido. Ele também busca auxiliar os vendedores e outros profissionais para que este atendimento seja de excelência.

Controle de entradas e saídas

Tudo que é comprado de suprimentos e mercadorias, bem como tudo que é vendido, deve ser analisado pelo gerente de loja. Ele autoriza compras e está sempre de olho nos relatórios de vendas, pagamentos de fornecedores, etc.

Controle de patrimônio

O gerente de loja é quem responde pelo patrimônio do seu estabelecimento. Por isso, ele está sempre cuidando se tudo está conforme planejado com equipamentos, máquinas, etc.

Vendas: a responsabilidade número um do gerente de loja

A pessoa mais cobrada pelas vendas numa loja de varejo é o gerente. Talvez esta seja sua maior preocupação, pois precisa bater as metas e estimular os vendedores a fazerem seu melhor trabalho. Este esforço também passa por capacitação e motivação da equipe.

Inventários e balanços

Periodicamente, são feitos inventários (contagem das mercadorias na área de vendas e nos estoques) para comparar com o que está registrado nos sistemas e nas contas da empresa (balanço). E o gerente coordena todo o trabalho, bem como analisa os dados coletados.

Liderança

Um gerente de loja é um líder. Ele é observado atentamente por todos os seus colaboradores e, a partir do seu exemplo, toda a equipe replicará seu comportamento. Geralmente, os gerentes são profissionais que passaram por várias funções em lojas; eles conhecem o dia a dia e os desafios da maioria dos outros funcionários, por isso sabem como cada função pode trazer resultados.

Bons gerentes de lojas são profissionais com fortes tendências a resultados, são estimulantes e vibram com as vendas, contagiando toda a equipe.

 

 

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